Como transportar veículos pesados com segurança?

O transporte de veículos pesados exige atenção e cuidado redobrados. Conheça os cuidados necessários para um trajeto seguro.

Sumário

O transporte de veículos pesados é um processo regulamentado por diversas normas, que proporcionam segurança ao longo do percurso realizado.

Esses veículos são caracterizados como aqueles que possuem peso acima de 3.500 kg, exigindo ainda mais atenção e cuidado por parte da transportadora.

Diversos fatores entram em jogo no momento de realizar esse serviço, sendo necessário promover a proteção dos bens em si, dos profissionais responsáveis pelo transporte e também daqueles que transitam nas rodovias ao longo do trajeto.

Por esse motivo, uma transportadora de confiança deve estar atenta a todos os elementos necessários para realizar esse serviço de maneira eficiente e segura.

Para saber mais sobre como é realizado o transporte de veículos pesados e quais são os cuidados necessários durante o processo, continue a leitura!

O que diz a lei sobre o transporte de veículos pesados?

O trânsito no território brasileiro é regido por uma série de normas, cujo conhecimento é necessário para dirigir automóveis e transitar nos diversos tipos de vias.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão de maior poder no Sistema Nacional de Trânsito, sendo responsável pela criação de diretrizes que permitam um funcionamento mais seguro e funcional do trânsito no país.

Para garantir a segurança no trânsito, órgãos como esse estabelecem também uma série de diretrizes que determinam as condições em que deve ser realizado o transporte de veículos pesados.

Documentação

Embora seja um serviço bastante prático, o transporte de veículos depende também de uma série de procedimentos burocráticos, necessários para que a transportadora possa comprovar sua capacidade de realizar esse trabalho com eficiência e segurança.

Essa apresentação de um conjunto de documentos, portanto, é exigida para evitar futuros problemas, servindo como uma garantia de que os responsáveis pelo transporte estão aptos a realizá-lo.

A documentação necessária para efetuar o serviço inclui:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia, em modalidade compatível com o transporte de cargas e veículos (C, D ou E),
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV),
  • Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga,
  • notas fiscais do veículo que será transportado,
  • documentação referente ao seguro da carga e as demais autorizações que possibilitam o transporte.

Para evitar complicações e garantir um trajeto tranquilo, é fundamental verificar sempre a presença da documentação, bem como sua validade, tendo em vista prazos que podem expirar e até erros que podem ser cometidos ao emitir notas fiscais, por exemplo.

Peso

O veículo de transportes, de modo geral, é um serviço delicado, pois envolve procedimentos complexos e uma série de normas a serem seguidas para garantir a proteção dos profissionais atuantes no serviço e dos automóveis em si.

Nesse sentido, cabe lembrar que os veículos pesados são aqueles que possuem peso acima de 3.500 kg, o que torna sua locomoção uma tarefa ainda mais complexa.

Assim, sejam micro-ônibus, tratores, caminhões, carretas, ônibus, motorhomes ou veículos leves com reboque, o peso é sempre um fator relevante, que deve estar em conformidade com as normas que regulam esse tipo de transporte. 

O CONTRAN estabelece, portanto, o peso e dimensões máximas para os veículos que transportam esse tipo de carga, a exemplo do popular caminhão cegonha.

As dimensões máximas permitidas são de:

  • 2,60 m de largura,
  • 4,40 m de altura,
  • 19,80 m de comprimento.

O peso total máximo, por sua vez, é de 45 toneladas.

Cabe ressaltar, no entanto, que há especificações e variações em relação ao que é permitido para cada eixo, as quais constam na Resolução nº 12/98 artigo 2º do CONTRAN.

Emissão de poluentes

A poluição atmosférica e a preservação do meio ambiente são pautas que vêm ganhando cada vez mais relevância nos últimos anos, considerando o crescente impacto da ação humana na natureza.

Assim, tanto a mídia quanto os órgãos governamentais têm voltado sua atenção para esse fator, ainda que haja muito a ser feito nesse sentido.

Dados divulgados a partir de um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) apontam que, em São Paulo, os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE), vilões do aquecimento global.

Nesse sentido, a locomoção via automóveis tem se tornado um ponto que preocupa ambientalistas, levando à criação de medidas que têm a finalidade de reduzir o impacto ambiental dessa atividade cotidiana.

Segundo a resolução Nº452, de setembro de 2013, o CONTRAN determina a fiscalização e penalização, através de multas, dos veículos que ultrapassam os limites de emissão de gases poluentes.

Ao analisar o transporte de veículos pesados, os valores para infração são determinados em função do ano de fabricação do veículo utilizado para o serviço, bem como o tipo de motor e combustível.

Quais cuidados ter ao transportar veículos pesados?

Além de estar atento às normas que regulamentam o transporte de veículos pesados, também é importante tomar outros cuidados.

A roteirização e o planejamento estratégico do trajeto, por exemplo, são parte fundamental de uma viagem tranquila e segura.

Essa medida pode auxiliar na procura por um percurso de menor distância, mas também permite identificar quais os caminhos com estradas em melhores condições, assim preservando o veículo responsável pelo transporte.

Outro aspecto importante é o rastreamento, uma tecnologia que ajuda a monitorar o deslocamento dos veículos transportados, desde o momento em que saem da transportadora até chegarem ao seu destino.

Nesse sentido, é possível identificar possíveis desvios no percurso e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema, além de proporcionar o acompanhamento do trajeto.

Por fim, a contratação de um seguro é fundamental para que seja possível reparar quaisquer danos causados à carga ao longo do caminho.

Conte com a Logauto!

Para transportar veículos pesados com segurança, a transportadora de veículos certa é um passo fundamental.

Para contar com um serviço especializado, realizado por profissionais capacitados e seguindo todas as normas estabelecidas para esse setor, conte com a Logauto!

Atuamos em todo o território nacional, com diversas bases operacionais nas mais variadas cidades do Brasil.

Além de termos um serviço assegurado, contamos com um sistema de monitoramento via-satélite, que mostra o percurso completo realizado pelo veículo transportado, trazendo mais segurança para o seu automóvel.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como a Logauto pode ajudar você com o transporte do seu veículo.

Conheça a Logauto!

Querendo sair de férias e está procurando uma empresa especializada em transportar veículos para levar o seu automóvel até o seu destino desejado? Conheça a Logauto.

Experiência, segurança e transparência em todo o processo de transporte do seu veículo até o destino desejado, seja ele uma motocicleta, carro de passeio, pick-up, etc.

Nossa especialidade é o caminhão cegonha, mas, caso nosso cliente deseje, o transporte poderá ser realizado com o caminhão plataforma.

Além disso, você tem:

  • Seguro para o seu veículo,
  • Sistema de monitoramento e controle do trajeto,
  • Coleta e entrega em todo o Brasil,
  • Excelente custo-benefício,
  • Atendimento personalizado.

 

Acesse nosso site e faça o seu orçamento sem compromisso para transportar o seu veículo nas suas férias.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados:

MATRIZ: 

Av. Antoine de Saint’ Exupéry, 1371 – Pitimbú, Natal – RN, CEP: 59066-430

FILIAL: 

R. Luigi Batistini, 478 – Batistini, São Bernardo do Campo – SP, CEP: 09842-020

horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 08h às 18h

Sábado: 08h às 12h

fale conosco

(84) 2226-2625

(84) 99827-9720

contato@logauto.com.br

Abrir conversa
Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?