Como surgiu o nome caminhão cegonha?

Você já ouviu falar em caminhão cegonha? Confira o post e saiba mais sobre qual é a função desse veículo e a origem do seu nome!

Sumário

O caminhão cegonha é uma peça fundamental para o transporte de veículos e é popularmente conhecido por conta de seu nome divertido.

Apesar de hoje ser um equipamento muito moderno e atualizado às necessidades desse meio, trata-se de um automóvel com uma história bastante antiga e seu nome também tem uma origem curiosa.

Para saber mais sobre como surgiu o caminhão cegonha e por que o chamamos assim, continue a leitura!

O que é um caminhão cegonha?

O caminhão cegonha é um veículo que tem por finalidade transportar outros automóveis e, para isso ser feito com o máximo de segurança, deve seguir uma série de critérios técnicos.

Afinal, durante o transporte de veículos é fundamental que seja preservada a segurança tanto dos motoristas presentes nas vias quanto dos produtos a serem levados de um lugar a outro.

Quem define as diretrizes que devem ser seguidas na produção desse automóvel é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta diversos aspectos a serem seguidos durante a projeção e fabricação do caminhão cegonha.

As dimensões, por exemplo, são um fator importante para que o caminhão se enquadre nessa categoria, uma vez que ele deve apresentar altura de no máximo 4,95 metros, largura entre 2,60 e 3 metros, além de um comprimento entre 14 e 23 metros.

Essas são as dimensões necessárias para que o automóvel possa transportar cerca de 10 carros, tornando o transporte mais eficiente sem perder de vista a segurança e a integridade dos veículos.

Além disso, o automóvel costuma chamar atenção nas ruas por apresentar uma estrutura de dois andares, necessária para que seja possível carregar uma grande quantidade de carros de uma só vez.

Origem do caminhão cegonha

A história do caminhão cegonha é bastante antiga e vai até os primeiros anos da indústria automobilística, por volta da década de 50, quando surgiu a necessidade de transportar veículos de um lugar para outro, seja em razão do fornecimento ou da venda deles.

Assim, na década seguinte, começaram a surgir os caminhões que seriam utilizados com essa finalidade.

Com o passar dos anos, essa demanda continuou a crescer ainda mais, de modo que esses veículos se tornaram cada vez mais comuns.

História por trás do nome cegonha

Desde sua criação, quando foram colocados em uso os primeiros modelos do automóvel, o caminhão cegonha recebeu esse nome e se popularizou com o termo.

A origem do nome é mais simples do que pode parecer e está associada justamente à função exercida por esse equipamento que leva carros novos, que acabaram de ser fabricados, ao seu destino.

Assim, o termo remete à história das cegonhas, animais conhecidos por uma história infantil que buscava explicar de onde vinham os bebês, nas quais o pássaro era responsável por levar crianças recém-nascidas aos seus futuros pais.

A analogia, aqui, portanto, é a de que a função do caminhão é a mesma desempenhada pelas cegonhas das histórias, levando novos carros ao local em que encontrarão seus futuros proprietários.

 

Para conferir mais informações a respeito do transporte de veículos, conheça a Logauto!

Temos um compromisso com a segurança e qualidade no transporte do seu veículo, moto ou carro esportivo, com equipamentos apropriados e uma equipe especializada.

Para conhecer melhor nossos serviços, visite nossa página e saiba mais sobre as soluções que a Logauto tem a oferecer.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados:

MATRIZ: 

Av. Antoine de Saint’ Exupéry, 1371 – Pitimbú, Natal – RN, CEP: 59066-430

FILIAL: 

R. Luigi Batistini, 478 – Batistini, São Bernardo do Campo – SP, CEP: 09842-020

horário de funcionamento

Segunda a Sexta: 08h às 18h

Sábado: 08h às 12h

fale conosco

(84) 2226-2625

(84) 99827-9720

contato@logauto.com.br

Abrir conversa
Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudar?