O caminhão cegonha é uma peça fundamental para o transporte de veículos e é popularmente conhecido por conta de seu nome divertido.
Apesar de hoje ser um equipamento muito moderno e atualizado às necessidades desse meio, trata-se de um automóvel com uma história bastante antiga e seu nome também tem uma origem curiosa.
Para saber mais sobre como surgiu o caminhão cegonha e por que o chamamos assim, continue a leitura!
O caminhão cegonha é um veículo que tem por finalidade transportar outros automóveis e, para isso ser feito com o máximo de segurança, deve seguir uma série de critérios técnicos.
Afinal, durante o transporte de veículos é fundamental que seja preservada a segurança tanto dos motoristas presentes nas vias quanto dos produtos a serem levados de um lugar a outro.
Quem define as diretrizes que devem ser seguidas na produção desse automóvel é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta diversos aspectos a serem seguidos durante a projeção e fabricação do caminhão cegonha.
As dimensões, por exemplo, são um fator importante para que o caminhão se enquadre nessa categoria, uma vez que ele deve apresentar altura de no máximo 4,95 metros, largura entre 2,60 e 3 metros, além de um comprimento entre 14 e 23 metros.
Essas são as dimensões necessárias para que o automóvel possa transportar cerca de 10 carros, tornando o transporte mais eficiente sem perder de vista a segurança e a integridade dos veículos.
Além disso, o automóvel costuma chamar atenção nas ruas por apresentar uma estrutura de dois andares, necessária para que seja possível carregar uma grande quantidade de carros de uma só vez.
A história do caminhão cegonha é bastante antiga e vai até os primeiros anos da indústria automobilística, por volta da década de 50, quando surgiu a necessidade de transportar veículos de um lugar para outro, seja em razão do fornecimento ou da venda deles.
Assim, na década seguinte, começaram a surgir os caminhões que seriam utilizados com essa finalidade.
Com o passar dos anos, essa demanda continuou a crescer ainda mais, de modo que esses veículos se tornaram cada vez mais comuns.
Desde sua criação, quando foram colocados em uso os primeiros modelos do automóvel, o caminhão cegonha recebeu esse nome e se popularizou com o termo.
A origem do nome é mais simples do que pode parecer e está associada justamente à função exercida por esse equipamento que leva carros novos, que acabaram de ser fabricados, ao seu destino.
Assim, o termo remete à história das cegonhas, animais conhecidos por uma história infantil que buscava explicar de onde vinham os bebês, nas quais o pássaro era responsável por levar crianças recém-nascidas aos seus futuros pais.
A analogia, aqui, portanto, é a de que a função do caminhão é a mesma desempenhada pelas cegonhas das histórias, levando novos carros ao local em que encontrarão seus futuros proprietários.
Para conferir mais informações a respeito do transporte de veículos, conheça a Logauto!
Temos um compromisso com a segurança e qualidade no transporte do seu veículo, moto ou carro esportivo, com equipamentos apropriados e uma equipe especializada.
Para conhecer melhor nossos serviços, visite nossa página e saiba mais sobre as soluções que a Logauto tem a oferecer.
MATRIZ:
Av. Antoine de Saint’ Exupéry, 1371 – Pitimbú, Natal – RN, CEP: 59066-430
FILIAL:
R. Luigi Batistini, 478 – Batistini, São Bernardo do Campo – SP, CEP: 09842-020
(84) 2226-2625
(84) 99827-9720
contato@logauto.com.br